segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A Nova Estalagem

Nos últimos meses eu tenho visto uma profusão de blogs com material para RPG. Hoje em dia é muito mais comum encontrar um blog de RPG do que um site, como acontecia antigamente.
Uma vez meu irmão me perguntou porque eu não criava um blog. Na hora não me pareceu algo bom. Eu não conhecia bem os blogs, e ainda tinha o sonho de um portal de RPG. Mas por uma série de problemas particulares o próprio site não cresceu muito, e foi lentamente abandonado.
Hoje eu já vejo a idéia do blog de uma forma diferente. Agora vejo tudo que o blog pode oferecer. Não existem árias sessões, dedicadas a assuntos específicos - mas existem tags (key words, ou palavras-chave, na prática é tudo a mesma coisa). Basta associar um assunto a uma tag, clicar na tag... pronto, tudo relacionado àquela tag (ao assunto da tag) vai aparecer na página.
O blog também traz outras duas vantagens em relação ao site: a facilidade para s usuários em deixar Comentários e a praticidade em disponibilizar Notícias.
E por fim, o fator derradeiro, que me fez escolher definitivamente o uso do blog: as reclamações dos nossos visitantes sobre o provedor. O Sapo é um provedor português que exige certas configurações específicas para ser acessado. Então muita gente reclamava que não conseguia nos "visitar". Bom, o Blogger é algo bem mais amplo, de fácil acesso. Então acredito que agora todos terão facilidade em manter contato conosco.
A princípio eu pretendo utilizar somente um número limitado de tags, cada uma relacionada à uma sessão do antigo site: Exploração para mapas e similares; Beholder Cego para a revista; Biblioteca para os net-books e relacionados; e Estalagem para notícias diversas. Com o tempo cada uma dessas tags deve aparecer na coluna à esquerda, e aí basta clicar em uma delas para ter acesso a todo material relacionado a esse assunto. Eu não gostaria de usar outras tags, pra não acontecer de surgirem trocentos assuntos que se entrecruzam - mas se com o tempo houver necessidade, essas novas tags podem surgir.
Ah sim, é importante salientar que o blog não está ainda 100%. Ainda tem muita coisa que eu quero modificar e melhorar com o tempo, mas como sou péssimo em trabalhar com html, essas mudanças podem demorar. Com o tempo eu gostaria que ele ficasse com o mesmo visual do site no Sapo, mas isso deve levar tempo.

3 comentários:

Keitaro disse...

Apoiado, Shi Dark. Todos nós esperamos pela conclusão no novo site que vem para facilitar o acesso a todos os seus apreciadores.

A idéa é boa, visto que o blogspot é um bom blog. Esperamos a conclusão do site com paciência!

=D Até.

João Paulo "Moreau do Bode" disse...

Além dos tags, você poderia incluir um sistema de busca, não acha?

Apoio a idéia da BC, assim fica bem mais fácil se comunicar com os leitores da revista. Mas se tratando de blog, recomendo que dê uma olhada carinhosa no www.wordpress.com
Acho bem mais prático que o blospot.
Aí ficam meus dois tibares.

- All disse...

Achei muito boa a iniciativa do Blog. Torna tudo mais fácil, e tambéma estalagem agora pode ser vista por quem antes não conseguia abir o site. Ja divulguei o link na comu 3D&T.
Boa sorte com todos os projetos Shi Dark (Y)'