quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Iniciativa 3D&T Alpha: Pratiquem Esportes!

"Esportes: Você sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece suas regras. Esta perícia não afeta seu desempenho em combate, mesmo quando se trata de esportes como artes marciais, boxe, arquearia." (Manual 3D&T Alpha, página 65)
A perícia Esportes abrange praticamente todos os tipos de esportes conhecidos. Entretanto, como a própria descrição menciona, ela não oferece qualquer benefício em combate. Mas espere um minuto, quer dizer que mesmo sendo um artista marcial treinado e perito, eu ainda sou menos do que aquele cara que gastou todos os seus pontos em Força e Habilidade? Então para que eu vou querer ser um esportista?
A ciência já comprovou que praticar esportes com regularidade pode trazer muitos benefícios a um ser humano. Cada tipo de esporte desenvolve diferentes aspectos em seus praticantes, seja física ou mentalmente. Então porque um esportista não deveria receber algum benefício? Porque eu vou gastar meus preciosos pontos com a perícia ou alguma especialização de Esportes, se eles não me trazem nenhum benefício prático?
Bom, não traziam. Aqui você conhecerá alguns pequenos benefícios que um conhecedor de certos esportes pode receber em jogo.

- Acrobacia. Um acrobata é capaz de mover seu corpo com grande velocidade. Ele é capaz de correr e realizar acrobacias de modo a atravessar um campo de batalha ileso: faça um teste de Habilidade e, se obtiver sucesso, consegue atravessar o espaço ocupado por um outro personagem ou criatura (como alguém bloqueando o corredor), sem sofrer nenhum ataque e sem reduzir sua velocidade. Um acrobata que esteja caindo também sofre bem menos dano do que um personagem comum: ele sofre 1d de dano para cada 10m + o valor de sua Habilidade em metros (ou seja, um acrobata com H3 sofre 1d de dano para cada 13m, ao invés de 10m).
- Alpinismo. Um alpinista pode escalar paredes, muros e similares. Superfícies irregulares, que tenham locais para apoiar as mãos e pés geralmente são tarefas fáceis ou normais, mas para superfícies lisas os testes serão sempre difíceis. Equipamentos de escalada adequados reduzem a dificuldade em um nível. Além disso, alpinistas recebem bônus de H+1 para determinar sua velocidade de escalada (que é um quarto da velocidade em terra).
- Arquearia. Para um arqueiro, perfuração já é um dos seus tipos de dano, e ele ainda pode escolher mais um para cada ponto de PdF que possua. Um arqueiro que utilize um Ataque Concentrado (pg. 72 do Manual 3D&T Alpha) pode permanecer um turno a mais se concentrando para receber o bônus adequado (ele recebe um bônus de R+1 para determinar a quantidade de turnos que pode ficar se concentrando).
- Arremesso. O esporte preferido dos halflings. Um arremessador tem o alcance de seu PdF aumentado em uma vez e meia sempre que estiver arremesando qualquer coisa (mas não com coisas como arco e flecha ou armas de fogo).
- Artes Marciais. Um artista marcial recebe um bônus de +1 em qualquer teste que envolva segurar um inimigo ou se livrar de uma imobilização (pg. 25 do Manual 3D&T Alpha). O artista marcial pode, inclusive, substituir o teste de Força por um teste de Habilidade na tentativa de escapar dessa manobra.
- Automobilismo. Os praticantes desse esporte recebem os mesmos benefícios da especialização Pilotagem (veja mais adiante) e também de Condução (de Máquinas).
- Boxe. Boxeadores estão acostumados a desviar de ataques feitos com as mãos nuas. Caso o boxeador esteja enfrentando um personagem que também está desarmado ele recebe um bônus de H+2 para realizar esquivas (podendo, assim, desviar de ataques feitos por um personagem com Habilidade maior do que a sua). Não funciona contra monstros, mesmo que estejam usando armas naturais.
- Carteado. Muitos jogos de carta exigem habilidades para confundir os adversários e enganá-los. Por isso os "carteadores" recebem +1 de bônus em qualquer teste de Lábia fora de um jogo de cartas. Dentro de um jogo de cartas, usa-se a própria especialização Carteado (que pode ser usada até para intimidar um outro jogador, fazendo-o desistir de uma aposta, por exemplo).
- Corrida. A velocidade máxima de um personagem normal é de Hx10m por turno. Um corredor recebe bônus de H+1 para determinar a velocidade máxima.
- Equilíbrio. O equilibrista pode atravessar superfícies finas com facilidade. Enquanto uma pessoa normal se desloca com apenas um quarto de sua velocidade normal numa situação como essa, o equilibrista pode se deslocar com metade de sua velocidade – ou até com sua velocidade normal, se for bem-sucedido em um teste de H-1! Um equilibrista que também seja um acrobata (ou um personagem com a perícia Esportes inteira) faz esse teste sem a penalidade. Mas cuidado: se falhar no teste, o equilibrista não consegue se mover nesse turno, e precisa usar uma ação para se equilibrar. Para um equilibrista, manter o equilíbrio é considerado apenas um movimento (outros personagens, recisam de uma ação para manter o equilibrio).
Observação: No Manual 3D&T Alpha a habilidade de equilíbrio esta incluída na especialização Acrobacia. Aqui eu achei mais interessante separar as duas habilidades em especializações diferentes.
- Escapismo. Assim como um artista marcial, um escapista recebe +1 de bônus em testes que envolvam imobilizar um alvo ou se livrar dele, e também podem substituir o teste de Força por um teste de Habilidade (veja Segurar um Inimigo na pg. 25 do Manual 3D&T Alpha).
- Esgrima. Um esgrimista sabe usar o sabre para cortar ou perfurar. A cada turno o esgrimista, usando um sabre ou espada de qualquer tipo, pode escolher entre causar dano por corte ou perfuração – mas deve decidir antes de realizar o ataque. Estes dois tipos de dano já estão incluídos automaticamente entre os tipos de dano que o esgrimista é capaz de utilizar sem sofrer penalidade.
- Futebol. Um jogador de futebol sabe (ou pelo menos deveria saber) trabalhar em equipe. Sempre que você e seus amigos agem em equipe, recebem um bônus de +1 em testes para realizar uma ação. Não funciona dentro de um combate. Esse mesmo benefício pode ser alcançado com outros esportes que exijam cooperação (basquete, vôlei, pintball, etc...).
- Ginástica Rítmica. A ginástica rítmica é uma especialização das perícias Esportes e Artes. Ela fornece os mesmos benefícios de Acrobacia (veja mais a cima), e ainda tem os benefícios da especialização Dança (de Artes).
- Hipismo. Cavalgar também é um esporte. Um cavaleiro recebe os mesmos benefícios da especialização Montaria, mas apenas para cavalos (a menos que se trate de algum esporte de hipismo com animais diferentes). Um praticante de hipismo é mais bem treinado do que um cavaleiro normal para evitar obstáculos: ele recebe bônus de +1 em qualquer teste que envolva manobras com uma montaria, como saltar sobre obstáculos.
- Jogos. No Manual 3D&T Alpha a especialização Jogos inclui uma série de jogos. Aqui, achei melhor separar os jogos por categorias, já que cada um pode oferecer benefícios diferentes.
- Jogos de Tabuleiro. A maioria dos jogos de tabuleiro (incluindo jogos de RPG) exige boas estratégias. Esse jogador pode ficar um turno inteiro analisando seus adversários (durante o qual não poderá atacar nem se mover). No fim do turno ele faz um teste de Habilidade e, se obtiver sucesso, receberá um bônus de +1 em qualquer teste que realize contra aquele oponente no turno seguinte (incluindo FA e FD). O bônus desaparece quando o turno da estratégia acabar.
- Jogos Eletrônicos. De modo geral, os jogos eletrônicos exigem boas habilidades manuais (seja no teclado do computador ou no controle do vídeo game). Por isso um praticante de jogos eletrônicos recebe +1 de bônus em qualquer outro trabalho manual que venha a realizar (com exceção de combates).
- Mergulho. Um mergulhador consegue prender a respiração por mais tempo do que uma pessoa normal. Ele recebe um bônus de R+1 para determinar o tempo que pode ficar sem respirar (não apenas debaixo d'água, mas em qualquer situação). Assim, um mergulhador pode ficar sem respirar durante (R+1)x5 minutos.
- Nado Sincronizado. Embora seja considerado um esporte o nado sincronizado também é uma especialização da perícia Artes (ou seja, um artista também terá essa capacidade). Praticantes de nado sincronizado estão tão acostumados a se mover dentro d'água que não sofrem os efeitos de redução de movimento dentro d'água da mesma forma que os demais personagens (em regras, reduza qualquer penalidade pela metade).
- Natação. Qualquer nadador recebe um bônus de H+1 para determinar sua velocidade de natação (que é igual à metade da velocidade em terra).
- Pesca. Os pescadores profissionais conhecem uma grande quantidade de animais marinhos, podendo saber dos riscos e benefícios de consumi-lo. Além disso, um pescador nunca morrerá de fome, enquanto estiver perto de um lago ou rio e for capaz de improvisar vara, linha e anzol. Ah sim, um pescador recebe +1 em qualquer teste de Lábia que envolva a água e animais aquáticos...
- Pilotagem. Um piloto pode usar a manobra Comando de Aliado (pg. 72 do Manual 3D&T Alpha) mesmo que não tenha nenhum Aliado. Obviamente, a criatura comandada deve ser uma máquina que possa ser pilotada. Personagens não-pilotos não podem pilotar máquinas – ou devem fazer testes adequados para cada ação que realizam.
- Salto. Em situações normais, uma pessoa consegue saltar o equivalente a metade de sua altura para cima, ou o equivalente à sua altura para frente (ou o dobro, se puder pegar impulso de no mínimo 3m). Um teste de Habilidade aumenta essas distâncias em +50%. Um saltador pode saltar o dobro dessas mesmas distâncias (ou seja, o equivalente à sua altura para cima, o dobro de sua altura para frente sem impulso, ou quatro vezes a sua altura se tiver impulso – e ainda pode aumentar essas distâncias em 50% se obtiver sucesso em um teste de Habilidade).
- Surf. Diferente de um nadador comum, um surfista usar as ondas e correntes oceânicas para se mover. Por isso ele recebe um bônus de H+2 para determinar sua velocidade debaixo d'água, mas apenas quando há ondas ou quando estiver nadando a favor da correnteza (contra a correnteza, ou sem nenhuma correnteza, ele não recebe nenhum benefício). Esses modificadores se aplicam tanto em cima quanto fora de uma prancha. Praticantes de bodyboard recebem os mesmos benefícios.
- Tênis de Mesa. O tenista de mesa precisa ter reflexos muito rápidos. Ele recebe bônus de H+1 para esquivas.
- Tiro. O esporte de tiro é uma versão moderna da arquearia. Um atirador recebe exatamente os mesmos benefícios de uma rqueiro (veja mais a cima).
- Xadrez. Um jogador de xadrez pode usar uma ação (sem a necessidade de testes, mas também não poderá atacar) para descobrir o Ponto Fraco de um alvo. Ele também pode usar uma ação e fazer um teste de Habilidade para, se obtiver sucesso, descobrir qualquer possível Vulnerabilidade de uma única criatura. Se falhar, o jogador não pode tentar novamente contra a mesma criatura.

2 comentários:

Fellipe Soares disse...

Muito bom explorar a perícia!

Ásbel disse...

haha
muito bom

depois dessa eu compro essa perícia fácil, fácil...