sábado, 30 de setembro de 2017

Opinião dos Leitores Sobre Financiamento Coletivo

Queria a opinião de vocês, leitores para algo que estava pensando.

Bom, quem leu minha postagem de retorno da Beholder Cego sabe que quando comecei a escrever a nova Beholder Cego tinha a ideia de tornar ela um pouco rentável para mim, mas sem custo para os leitores; não queria que a Beholder Cego ficasse restrita a quem pagasse por ela. Então quando tudo deu errado com o Google AdSense, decidi abandonar a ideia e continuar a disponibilizar a publicação livremente sem nenhuma renda para mim.

Mas como eu disse, ter alguma renda (por menor que seja) é sempre um incentivo a continuar a produzir material, então eu ainda procurava por um meio de tornar a BC rentável. Em um comentário, o usuário Joni Tamagushi sugeriu fazer um projeto no Padrim e eu resolvi dar uma olhada. Como eu disse na tal postagem de retorno, queria evitar um financiamento coletivo porque não sabia bem se conseguiria manter periodicidade (embora acho que talvez consiga manter algo a cada três meses, talvez dois -- mensal por enquanto é complicado por causa do meu trabalho). Além disso, não conseguia pensar em "recompensas" dignas para os apoiadores. Até que, olhando alguns projetos, tive uma ideia.

Estou pensando em criar um financiamento coletivo recorrente (no Padrim ou no Apoia-se, ainda não sei), mas mesmo assim manter a Beholder Cego disponível para todos, mesmo aqueles que não forem apoiadores. "Então porque eu me tornaria apoiador se não receberia nada em troca?". Realmente, não tenho muitas "recompensas" a oferecer, exceto incluir uma página de agradecimentos, a possibilidade de incluir um logo ou marca na revista e blog como apoiador (para quem tiver empresas ou lojas, mesmo que não tenha nada a ver com RPG -- se receber apoio de uma empresa de cosméticos, até o logo deles apareceria na revista) e, por fim, o que acho que deve interessar mais aos leitores, participação em promoções. De tempos em tempos, quando determinada meta for cumprida eu realizaria um sorteio entre os apoiados de algum item relacionado ao RPG ou universo geek, como livros, miniaturas, material de apoio, mapas de batalha impressos, etc.

A ideia, também, é manter o valor de apoio bem baixo -- iniciando em R$ 1,00 e indo até um máximo de R$ 10,00, tornando acessível para todos os públicos. Ah, e quem apoiasse com valores maiores teria mais chances nos sorteios, claro.

Queria saber a opinião dos leitores do blog e da revista sobre isso. Quem tiver algo a dizer, pode deixar nos comentários ou enviar por e-mail (beholdercego@gmail.com). Toda opinião é bem vinda.

Ah e pra não perder o costume: essa semana não trabalhei muito nas matérias da revista porque estava em campo, mas consegui umas imagens muito interessantes e criei alguns mapas que achei muito legais. Quem gosta de miniaturas vai gostar da BC#15.

3 comentários:

Guthem disse...

Que legal que a revista continua firme e forte!
"trabalhei" em duas na época do Orkut, com desenho e tal
Cheguei a contatar alguém na BC mas nem sei quem UHAhuHAUH

Maury S.L. Abreu disse...

Olá Guthem. Na época do Orkut a equipe contava com outros membros, mas é provável que tem contato tenha sido comigo (até porque, lembro do teu nome). Qualquer coisa pode contactar por aqui, pelo facebook (temos uma página lá agora) ou pelo beholdercego@gmail.com. Abraços.

Andre Oliveira disse...

opa muito show ^^ pode contar com meu apoio assim como a DB a BH e foda demais