Desenvolvido pela Steve Jackson Games (o do RPG GURPS, não o dos livros-jogos Fighting Fantasy) Munchkin é um jogo de cartas que retrata, de maneira divertida e irônica, a tradicional exploração de masmorras dos RPGs de fantasia. A cada rodada, cada jogador abre uma porta (usando as cartas de portas) para descobrir o que há naquele aposento -- e lá pode ter que enfrentar um monstro, sofrer uma maldição ou encontrar algum benefício que poderá usar mais tarde. Todos os jogadores começam no nível 1 e vence aquele que chegar ao nível 10 primeiro. Para subir de nível, deve-se enfrentar monstros -- ou usar cartas especiais que lhe permitem subir de nível. Mas não pense que será fácil: os outros jogadores farão de tudo para impedir que você suba de nível! Sim, eles podem e devem fazer isso! Esse é o espírito do jogo.
Para quem não está acostumado aos jogos de RPG, as regras a princípio parecem um pouco estranhas e confusas -- mas quando se pega o espírito do jogo, tudo fica fácil. Dia desses joguei com outras cinco pessoas, sendo que duas nunca jogaram RPG; demorou um pouco, mas pegaram o jeito. Aliás, o final foi emocionante, quando todos os jogadores estavam no nível 9, mas ninguém conseguia vencer porque um dos outros sempre impedia! Ficamos mais de cinco rodadas todos presos neste ponto, todos tentando vencer e sendo impedidos pelos demais.
Eu não diria que é um jogo muito barato (comprei a caixa básica por mais ou menos R$ 90,00 -- um valor elevado para alguns). Mas para quem gosta de jogos de tabuleiro e da experiência do RPG, vale a pena. E se você não gosta da fantasia medieval, não se preocupe: há caixas básicas com outras temáticas, como o Star Munchkin e o Munchkin: Warhammer 40k. Isso sem falar nas várias expansões e suplementos, como o Machado Descomunal, o Erros Cléricos, o Centauros e Lagartos, e até o temático Munchkin Destrói o Natal (tínhamos que ter jogado esse no dia 24...). Um joguinho que, se você gosta de RPG e jogos de tabuleiro, eu recomendo.
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