segunda-feira, 1 de março de 2010

Iniciativa 3D&T Alpha: Wu Jen

Depois de um tempo parado, trago mais um artigo para a Iniciativa 3D&T. Os temas anteriores (férias e carnaval) não tiveram matéria porque eu estava sem idéia (sem falar que não me agrada escrever sobre carnaval). Agora, com o tema "Oriente", estamos de volta. E para esse tema, trago o kit wu jen.

A cultura de Tamu-ra é cheia de particularidades que diferenciam seu povo. Enquanto em Arton os magos e feiticeiros são os mais habilidosos arcanos, na antiga ilha esse papel era desempenhado pelos wu jen.
Habilidosos em manipular as energias arcanas, os wu jen dominavam não apenas a magia elemental, mas também as forças espirituais e a natureza. Altamente disciplinados e leais, estes arcanos geralmente viviam afastados da população, isolados em florestas aperfeiçoando sua técnica. Isso fez com que os wu jen desenvolvessem um vínculo com as forças interiores de modo a utilizá-la para amplificar seus poderes mágicos.
Há também uma outra grande diferença na magia elemental utilizada pelos wu jen. Enquanto os artonianos dividem a natureza nos quatro elementos (fogo, água, ar e terra), a magia dos wu jen é controlada pelos elementos fogo, água, terra, metal e madeira. Isso torna a magia dos wu jen totalmente diferente da magia conhecida em Arton - um mago artoniano, por exemplo, dificilmente conseguiria reproduzir uma magia criada por um wu jen. Por outro lado, isso também impede os wu jen de aprender magias de magos e feiticeiros artonianos...
Wu jen podem ser bons ou maus, mas sempre são movidos por um sentido de honra e lealdade. Embora sigam o Código da Honestidade, eles podem ser cruéis e malignos, e podem manipular as pessoas para cumprirem seus desejos (wu jen malignos sempre encontram brechas nas leis para realizar atos cruéis). Além disso, eles obedecem a alguns tabus, que parecem sem importância para as outras pessoas, mas são essenciais para eles.
Wu jen frequentemente tornam-se aventureiros. Eles estão sempre dispostos a conhecer o mundo, com o intuito de expandir seus conhecimentos sobre o mundo, a magia e a natureza. A maioria, entretanto, é solitária, embora alguns aceitem acompanhar aventureiros que respeitem seus tabus.
Atualmente os wu jen estão quase extintos - como viviam isolados dos demais povos, muito poucos conseguiram sobreviver ao ataque da Tormenta em Tamu-ra. Contudo alguns nômades ainda podem ser encontrados em regiões remotas de Arton (muitos já haviam abandonado a ilha antes da chegada da Tormenta). Embora qualquer raça que habitasse Tamu-ra pudesse originar wu jen, a maioria eram humanos ou kemonos.

Wu Jen
Requisitos: Magia Elemental, Código de Honra (Honestidade).
Wu jen recebem um poder quando da aquisição do kit, e podem comprar os demais poderes por 1 ponto cada. Contudo, o wu jen deve escolher um tabu para cada poder de kit que adquira (incluindo o poder gratuito). Os tabus que o wu jen pode escolher são descritos adiante.
- Concentrar Ki. Ao concentrar seu ki (um tipo de força interior) o wu jen consegue fazer com que a próxima magia que ele conjurar seja mais poderosa. Em regras, o wu jen pode usar a manobra Ataque Concentrado em suas magias - para cada turno que ele permanece concentrado (até um máximo de turnos igual à sua Resistência) a magia que ele lançar é considerada como se tivesse +1 PM (sem nenhum custo adicional em PMs para o wu jen). Por exemplo, se permanecer 3 turnos se concentrando, o wu jen pode fazer com que sua Bola de Fogo conjurada com 2 PMs tenha FA= H+1d+5 (ao invés de +2).
- Segredo Mágico. O wu jen descobre um segredo de conjuração de uma magia. Esse poder pode ser adquirido mais de uma vez. A cada vez que ele for adquirido o wu jen deve escolher uma magia que ele conheça para receber um dos benefícios descritos abaixo. O benefício se manifesta sempre que o wu jen conjura a magia, sem a necessidade de movimentos especiais e sem custo adicional em PMs. Contudo, o efeito funciona apenas com a magia escolhida pelo wu jen, e cada magia pode receber apenas um dos benefícios (o wu jen não pode escolher a mesma magia para receber um benefício). Os benefícios que as magias podem receber são:
- Magia Acelerada: o wu jen consegue lançar essa magia como um movimento, ao invés de uma ação.
- Magia Silenciosa: sempre que o wu jen conjura essa magia ela é considerada sob efeito d'A Mágica Silenciosa de Talude.
- Magia Aumentada: sempre que o wu jen conjura essa magia ela recebe um bônus de +2 PMs (na prática, é o mesmo que dizer que o wu jen gasta 2 PMs a menos para conjurar essa magia).
- Magia Duradoura: quando o wu jen conjura essa magia sua duração é duplicada. Se a duração é sustentável, a magia continua com seus efeitos normais mesmo que o wu jen não se concentre mais nela, durante um número de turnos igual à Habilidade do wu jen.

Tabus
Para cada poder que possui um wu jen deve obedecer a um tabu. Dessa forma, quanto mais poderoso um wu jen, mais tabus ele deve obedecer. Abaixo estão alguns dos tabus mais comuns, mas o Mestre e o jogador podem criar novos.
- O wu jen não pode comer carne nem derivados de animais (leite, ovo, queijo, etc).
- O wu jen não pode dormir a uma distância menor do que 20m de uma pessoa do sexo oposto.
- O wu jen não pode possuir mais do que ele consegue carregar.
- O wu jen deve, uma vez por dia, fazer uma oferenda aos espíritos de seus ancestrais. A oferenda pode ser na forma de comida, orações, flores, incensos...
- O wu jen jamais pode cortar seu cabelo.
- O wu jen não pode beber nada alcoólico.
- O wu jen não pode ter relações sexuais de nenhum tipo.
- O wu jen não pode falar com pessoas do sexo oposto.
- O wu jen não pode vestir roupas de uma determinada cor.
- O wu jen não pode tomar banho (ou precisa fazê-lo duas a três vezes por dia).
- O wu jen não pode cobrir a cabeça (ou deve mantê-la coberta a todo momento).
- O wu jen não pode matar um tipo de ser vivo específico (inseto, mamífero, vegetais, etc).
- O wu jen não pode conjurar nenhuma magia durante uma determinada hora do dia, ou dia da semana.
- O wu jen não pode falar depois do pôr-do-sol.
- O wu jen faz voto de silêncio, e não fala nunca.
- O wu jen jamais usa objetos (incluindo roupas) de outras pessoas.
Se a qualquer momento o wu jen desrespeitar um de seus tabus, ele fica impedido de usar qualquer uma de suas magias e seus poderes de kit. Ele deve permanecer pelo menos uma semana obedecendo a todos os seus tabus para que seus poderes retornem.
Embora os tabus do wu jen imponham limitações a ele, essas limitações não se aplicam a seus companheiros. Um wu jen que tenha como tabu jamais matar um mamífero, por exemplo, não precisa impedir um assassinato (podendo até incentivar esse tipo de comportamento!).
Os tabus do wu jen não podem ser contraditórios nem podem um inibir o outro. Por exemplo, um wu jen que faz voto de silêncio não pode escolher como próximo tabu não falar com pessoas do sexo oposto (pois ele já segue uma versão mais ampla desse tabu).

A Magia dos Wu Jen
Embora também possam utilizar Magia Negra e Magia Branca, a especialidade dos wu jen é a Magia Elemental. Contudo, eles dividem sua magia em elementos diferentes dos tradicionais. Para eles o universo é dominado pelos elementos fogo, água, terra, madeira e metal. Isso torna a magia dos wu jen bem diferente da magia tradicional descrita no Manual 3D&T Alpha. Em geral, ele pode usar apenas algumas das magias descritas no Manual 3D&T Alpha, mas conhece uma série de outras magias que não aparecem naquele livro. Se desejar o Mestre e o jogador podem criar toda uma nova gama de magias para o wu jen - ou podem apenas considerar que ele utiliza as magias do Manual 3D&T Alpha de uma maneira um pouco diferente.
As magias de fogo, água e terra descritas no Manual 3D&T Alpha funcionam da mesma forma para os wu jen. Eles são incapazes de conjurar magias de ar - contudo, conhecem magias dos elementos metal e madeira que às vezes produzem efeitos similares. As magias elementais espeirituais geralmente são consideradas magias Brancas e/ou Negras para os wu jen.
O elemento madeira reúne as magias que lidam com esse material. Parte das magias de terra são consideradas também desse elemento (como Arma e Armadura de Allihanna e Cajado em Cobre). As magias do elemento madeira frequentemente invocam objetos ou manipulam a madeira.
O elemento metal inclui magias que lidem com o metal em geral, incluindo armas e armaduras. Também fazem parte desse elemento algumas magias de proteção (como Desvio de Disparos). As magias Garras de Atavus, Petrificação e Permanência podem ser consideradas deste elemento.

Um comentário:

Keitaro disse...

Hey, muito bom este kit, Shi Dark! Bem melhor que o kit antigo, por sinal. Dá até a impressão de que a versão turbo do Wu Jen é meio vazia e vaga, comparando à sua. :) Excelente!