sábado, 22 de maio de 2010

Iniciativa 3D&T Alpha: Divindades

O tema da quinzena passada na Iniciativa 3D&T Alpha foi Divindades. Um pouco atrasado, mas ainda em tempo, trago para esse tema as regras de uma das criaturas divinas mais famosas em cenários de RPG: Tiamat, a Rainha dos Dragões Cromáticos. Para quem não sabe, já existiu uma adaptação dessa deusa para uma versão antiga do 3D&T, na finada Dragão Brasil (edição 61). Contudo, muita coisa mudou de lá para cá, não apenas com o 3D&T, mas com o próprio sistema onde a rainha dos dragões cromáticos é descrita. Naquela adaptação, Tiamat era bem menos poderosa (não só em 3D&T, mas também no AD&D, que era a versão do sistema na época). A adaptação que há abaixo é baseada na versão de Tiamat que aparece no livro Divindades & Semindeuses, que acredito ser a versão onde a ficha está mais atualizada (não sei se saiu algo para D&D 4ª Ed., mas como nem conheço esse sistema não adaptaria dele mesmo assim).
Tiamat é considerada uma deusa menor, embora a definição de deus menor do D&D seja bem diferente da de Tormenta e 3D&T. Aqui eu procurei manter um equilíbrio com as regras de 3D&T. Vocês vão perceber que Tiamat é tão forte quanto muitos avatares, cujas estatísticas extra-oficiais estão no Manual da Magia. Também é bom ter em mãos o Manual dos Dragões para entender todas as regras.

Tiamat, o Dragão Cromático
- Outros Nomes: Rainha Cromática, Rainha Imortal, Takhisis a Dama das Trevas.
- Descrição: Em sua forma real Tiamat se parece com um imenso dragão de cinco cabeças, sendo que cada cabeça pertence a uma variedade de dragão cromático (azul, branco, negro, verde e vermelho). Ela também possui uma cauda larga que termina em um grande ferrão. Seu corpo é listrado, com as mesmas cores de suas cabeças.
- Motivações: Disseminadora do mal e inimiga de tudo que é bom, Tiamar visa a propagação do poder dos dragões malignos. Embora ela aprecie a destruição por si só, geralmente age de maneira planejada, de modo que suas ações tenham influência mundial. Ela é raramente vista, mas suas maquinações são sentidas ao redor do globo.
- Relações: Tiamar é inimiga mortal de Bahamut, o dragão de platina e deus menor dos dragões do bem. Tiamat afirma que não confia em ninguém e não tem aliados, embora às vezes ela pareça participar dos planos de outros deuses malignos.
- Áreas de Influência: Dragões malignos, conquista, ganância, destruição.
- Devotos: A maioria dos devotos de Tiamat são dragões cromáticos, mas ela aceita qualquer raça conquistadora como seus súditos. Os humanos, com sua sede de conquista, constituem a raça "civilizada" mais comum entre os servos dessa divindade.
- Poder Concedido: Clérigos de Tiamat recebem Lábia e Intimidação (de Manipulação) gratuitamente. Alguns servos de Tiamar desenvolvem poderes mais específicos (existem alguns kits de personagem ligados a Tiamat que oferecem outros poderes).
- Símbolo Sagrado: Um dragão de cinco cabeças.
- Arma Predileta: Picareta ou mordida.

Tiamat: F23, H7, R23, A21, PdF20, 174 PVs, 138 PMs.
Dragão. Como uma criatura do tipo dragão, Tiamat tem Modelo Especial, além de Infravisão.
Ataques Naturais de Dragão. Lembre-se de que Tiamar é um dragão. Por isso ela pode atacar com mordida (F+H+1d+2), garras (F+H+1d), asas (F=H+1d-1) e cauda (F+H+1d-2). Ah sim, Tiamat tem 5 cabeças, e pode atacar com todas as 5 ao mesmo tempo. Ela também pode Esmagar (F+1d) e fazer uma rasteira com a cauda (H+1d), conforme visto no Manual dos Dragões. Perceba que Tiamat nunca consegue usar todos os ataques contra um mesmo alvo - ela consegue usar "somente" 7 ataques contra uma mesma vítima (5 cabeças e 2 garras). Veja o Manual dos Dragões (pg. 13 e 14) para mais informações.
Código de Honra. Tiamat jamais se deixa ser capturada com vida e jamais aceita a derrota.
Criar Sons. Tiamat pode usar o poder de Criar Sons (Manual dos Dragões, pg. 19) da mesma forma que os dragões azuis.
Destruir Água. Tiamat pode usar o poder de Destruir Água (Manual dos Dragões, pg. 24) da mesma maneira que os dragões negros.
Forma Humanóide. Como muitos dragões adultos, Tiamat pode assumir uma forma humanóide. Essa forma humanóide é conhecida como a Dama das Trevas, ou Takhisis. Ela mantém todas as suas características quando esta nessa forma, exceto o medo mortal, a aparência monstruosa (na verdade a forma humanóide é bem atraente), as múltiplas cabeças e outras habilidades ligadas à sua forma de dragão.
Genialidade. A capacidade intelectual de Tiamat é invejada por grandes sábios. Ela recebe +2 em qualquer teste de perícias, ou teste de Habilidade para usar perícias que não possua.
Imunidade a Fogo. Tiamat nunca sofre dano contra ataques de fogo.
Imunidades Divinas. Como uma deusa menor, Tiamat é imune a veneno e doenças.
Insano. Tiamat tem manias de grandeza, acreditando ser invencível e imortal. Talvez ela esteja certa...
Má Fama. Praticamente todo mundo já ouviu o nome de Tiamat (ou outro dos nomes pelos quais ela é conhecida), e todos a temem. Sua fama a precede.
Magia. Tiamat tem as vantagens Magia Elemental e Magia Negra, mas não tem Magia Branca. Como é uma deusa menor, ela é capaz de usar magias que tem Clericato como exigência mesmo sem ter essa vantagem.
Medo Mortal. Qualquer criatura que olhar para Tiamat quando ela esta em postura de combate deve obter sucesso em um teste de Resistência -4. Vítimas com R10 ou menos morrem imediatamente em caso de falha; vítimas com R11 ou mais ficam sob efeito da magia Pânico durante 4d turnos (a menos que Tiamat decida persegui-los). Criaturas Épicas, feitas com 200 pontos ou mais, são imunes ao medo de Tiamat.
Monstruoso. Não que ela se importe com isso, mas a aparência de Tiamat deixa qualquer um amedrontado.
Múltiplas Cabeças. Tiamat é um pouco diferente de outras criaturas com múltiplas cabeças. Cada uma de suas cabeças pode realizar uma ação, e o corpo pode realizar um movimento ou uma ação (sendo que a única ação que o corpo consegue realizar é atacar com as garras). Por isso ela pode atacar com todas as cabeças e ainda realizar um movimento - ou atacar com as garras, asas e/ou ferrão na cauda.
PVs Extras. Tiamat recebe bônus de +6 para definir seus PVs. Os PVs de Tiamat são divididos entre suas cabeças e seu corpo, totalizando 29 PVs para cada um. A menos que um adversário anuncie que esta dirigindo seus ataques contra uma cabeça específica, ou contra o corpo, o dano é dividido igualmente entre todos. Caso uma cabeça chegue a 0 PVs ela fica inutilizada; caso o corpo chegue a 0 PVs, Tiamat fica tão fraca que não consegue atacar com as garras (mas ainda pode usar o ferrão, as asas e as mordidas).
Resistência à Magia. Tiamat soma +2 a seus testes de Resistência contra magias. Como se ela precisasse...
Respirar na Água. Tiamat pode respirar, se mover e até mesmo usar seu sopro, ataques e magias debaixo d'água.
Sentidos Especiais. Tiamat tem todos os sentidos muito aguçados.
Telepatia. Tiamat consegue ler os pensamentos de seus adversários. Ela pode usar qualquer uma das habilidades dessa vantagem (ler pensamentos, analisar poder de combate, revelar tesouros e prever movimentos).
Tiro Múltiplo. Tiamat pode usar qualquer uma de suas cabeças para fazer um sopro usando as regras de Tiro Múltiplo para dragões vistas no Manual dos Dragões (pg. 14). Cada uma de suas cabeças tem um tipo de sopro, exatamente como o dragão que ela representa (eletricidade para a cabeça azul, frio para a cabeça branca, veneno para a cabeça negra, ácido para a verde e fogo para a vermelha). Cada uma das cabeças usa o seu sopro individualmente, e ela pode usar todos os sopros no mesmo turno (embora não contra os mesmos alvos).
Veneno. O ferrão na cauda de Tiamat inocula veneno. Uma vítima atingida deve fazer um teste de Resistência -4 ou sofre a perda de 3 pontos de Resistência temporariamente.
Vôo. Nunca desafie Tiamat para uma corrida. Ela pode voar a mais de 300km/s (327.680 m/s, para ser mais preciso).

Outros Artigos Sobre Divindades
Lauda Hermética - Spártaco, Deus Menor dos Escravos e Gladiadores
Non-Plus RPG - O Pregador
Paragons - Seja uma Divindade
Rodapé do Horizonte - BURP, o Deus Menor da Vagabundagem
Toca do Goblin - Sharkan, Deus Menor das Armas

Um comentário:

Emanuel Campos disse...

Excelente artigo, fiquei vidrado pela adaptação brilhante e poder da criatura. Eu ainda daria a ela uma habilidade mais épica, talvez 17 e não 7. Mas parabéns de qualquer forma.