sábado, 1 de dezembro de 2018

Sobre Tamanho de Embarcações

Semana passada postei aqui que pretendia fazer um mapa do Cortamaré para ser usado na aventura Os Escolhidos das Chamas. Foi uma das minhas prioridades essa semana. Eu queria deixar tudo bem certinho em termos de escala, queria que a embarcação ficasse com uma escala correspondente à de outras criaturas. Usei o diagrama da página 229 do Tormenta RPG como guia para desenhar o Cortamaré, uma embarcação descomunal. Desenhei o molde, coloquei os quadrados... e percebi que a embarcação era muito pequena!

Utilizando a devida escala, percebi que não daria para fazer uma batalha estratégica com miniaturas ali, ficaria tudo muito apertado. Comecei a me arrepender de tê-la feito como uma embarcação Descomunal, deveria ser Colossal. Aí comecei a analisar as regras e percebi que tinha que haver algo estranho.

Uma criatura Descomunal ocupa um espaço de 4x4 quadrados. Como a embarcação é mais comprida do que larga, então mudei para 5x3 quadrados. Isso daria espaço para mais ou menos 16 personagens. Entretanto, a tripulação máxima de uma embarcação Descomunal é de 30 passageiros! Tudo bem, podem haver decks inferiores... mas com um deck inferior o número sobre para 32 espaços na embarcação. Então uma embarcação com sua tripulação máxima praticamente não teria espaço nem para se mexer! Até o capitão precisaria dividir espaço em sua cabine com alguns outros passageiros. Ah, e se a embarcação tiver armamentos, pior ainda! Uma balista ou canhão tem tamanho Grande, então deveria ocupar um espaço de 2x2 quadrados, eliminando 4 espaços disponíveis! Considere também espaços ocupados por carga, mastros, escadas, paredes... e a embarcação logo ficaria abarrotada! Lá se vai a batalha estratégica com miniaturas...

Também não entendo nada de barcos. Dei uma pesquisada e pelo que percebi que um veleiro poderia medir mais ou menos 9m de comprimento, como indicaria uma embarcação Descomunal. Mas uma galé ou uma caravela, que também são listadas como embarcações de tamanho Descomunal, podem medir bem mais do que isso. A caravela pode chegar a 25m de comprimento e 7 de largura (cerca de 16x4 quadrados).

É óbvio que apesar de tudo isso, eu não desisti de fazer o tal mapa. Porém, optei por deixar um pouco de lado a exatidão das escalas e seguir aquilo que eu mesmo achava ser mais interessante em termos de jogo. As escalas de tamanho permanecem as mesmas (Grande, Enorme, Descomunal e Colossal), mas considerei como espaço ocupado pela embarcação também o espaço equivalente ao seu alcance (todo o espaço em cinza claro no diagrama da pg. 229 do Tormenta RPG). Eu sei que não é a resolução mais correta, que talvez eu devesse ter feito o Cortamaré como uma embarcação Colossal ao invés de Descomunal. Se isso lhe agradar mais, então sinta-se livre para fazê-lo. Mas lembre-se de aumentar também o tamanho de outras embarcações mostradas n'O Mundo dos Deuses, como o drácar, a caravela e a galé. Eu vou seguir essa padronização que mencionei. Se quiserem comentar algo ou fazer alguma sugestão, podem colocar nos comentários ou enviar por e-mail.

O mapa do Cortamaré está quase pronto, falta apenas "decorar" o deck inferior (pro caso de uma batalha se estender até lá). Acho que semana que vem já devo tê-lo pronto para disponibilizar aqui.

Nenhum comentário: