sábado, 5 de janeiro de 2019

Divulgação: Mapas de Batalha e Calendário-Cubo

Entre os vários elementos que dão suporte aos jogos de RPG, um dos que tenho tentado explorar bastante nesta nova fase da Beholder Cego é o uso de miniaturas. Já tivemos um artigo publicado sobre o uso de miniaturas na BC#15, a aventura A Maldição da Tumba que acompanhava um mapa em tamanho A2 e miniaturas de papel para uso da aventura na BC#16, além da série Dungeon Tiles, com várias peças para serem impressas e usadas com miniaturas. Então imaginem minha surpresa e alegria quando a Jambô Editora anunciou o lançamento de seus Mapas de Batalha!

Lançado como um acessório para Tormenta RPG e outros jogos que utilizam miniaturas da mesma escala (praticamente todos os jogos que usam o Sistema d20 ou alguma variante, como Pathfinder, Old Dragon e o próprio D&D), Mapas de Batalha inclui dois pôsteres coloridos de 84 x 56 cm cada com um total de quatro cenários para uso de miniaturas. Dois deles são bastante genéricos, podem ser utilizados para rolar rapidamente um encontro aleatório em uma floresta, por exemplo (e sim, já está em meus planos utilizá-los em alguma futura publicação da Beholder Cego); os outros dois apresentam um complexo de cavernas e um pequeno forte. Estes dois últimos não são tão genéricos, já que mostram um cenário relativamente fixo -- mas se o mestre quiser pode rolar uma aventura inteira só com eles (sim, isso também está nos meus planos, mas para mais adiante).

Essa semana tive o prazer de receber esse material em casa, junto do romance A Flecha de Fogo e o Calendário-Cubo (do qual vou falar logo em seguida). Devo dizer que todo o material me agradou bastante (ok, ainda não li A Flecha de Fogo, mas duvido que o Leonel me decepcione). Os Mapas de Batalha são impressos em papel couchê de 210g. Essa informação está lá na descrição do produto no site, mas talvez você nem saiba o que isso significa. Eu mesmo nem tinha prestado atenção nisso, mas devo dizer que a qualidade do papel me surpreendeu. Tenho outros mapas de batalha publicados por outras editoras e devo dizer que os Mapas de Batalha da Jambô são mais espessos e, por consequência, tendem a ser mais duráveis. Gostei bastante disso, e acredito que quem gosta de miniaturas também vai adorar.

Outro item que adorei e que veio junto essa semana foi o Calendário-Cubo. Para quem não sabe, o Calendário-Cubo é um dos Artefatos disponibilizados no site -- brindes que você pode incluir para qualquer compra no site a partir de R$ 50,00. Isso mesmo, você não paga nada por ele, só precisa incluí-lo no seu carrinho de compras. Ah é, e por favor não faça como esse que vos escreve, que esqueceu de incluir o artefato no carrinho e depois ficou todo perdido fazendo contato com a editora pedindo que incluíssem. Isso, aliás, foi outra coisa que me agradou. Entrei em contato pelo SAC da editora explicando o esquecimento e sobre como proceder. Um ou dois dias depois (e devo dizer que foi durante um final de semana, o que pode ter "atrasado" a resposta) o item foi incluído no meu pedido -- sem discussões ou complicações, problema resolvido.

Confesso que o Calendário-Cubo é um pouco menor do que eu tinha imaginado (na foto aqui nessa postagem ele aparece ao lado de uma das miniaturas da Jambô, que tem 32mm de altura). Mesmo assim, ele é muito bonito, também produzido em papel durável e bastante firme. Hoje ele faz parte da decoração da minha mesa no escritório, ao lado da minha caneca mágica do Mestre Yoda, presente da minha querida esposa.

Enfim, se você gosta de miniaturas, mas estava receoso quanto à adquirir os Mapa de Batalha, eu lhe diria que vale a pena. É um valor acessível e até barato, eu diria, para a qualidade do material (ora, são quatro mapas, menos de R$ 10,00 por mapa, num papel bem resistente). O Calendário-Cubo também é muito legal e bonito (uma gracinha, segundo minha esposa). Há outros Artefatos também, embora essa seja minha primeira aquisição. Os Mapas de Batalha, bem como todo o material da editora, podem ser comprados diretamente no site da Jambô.

PS: Nas fotos que acompanham essa postagem utilizei as miniaturas da própria Jambô, da Kimeron e algumas da antiga série D&D Miniatures. Clique nas imagens para aumentar.

Nenhum comentário: