terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Deathtrap Dungeon

Para quem não sabe Deathtrap Dungeon é o nome original do livro-jogo A Masmorra da Morte, recentemente publicado em português pela Jambô Editora, e que havia sido publicado também há muitos anos pela Marques Saraiva sob o título O Calabouço da Morte. Ainda tenho muitos dos meus livros-jogos da época da Marques Saraiva (de quando comecei a jogar RPG), mas esse é um título que me falta pra coleção.
O que alguns RPGistas mais novos talvez não saibam é que existe um jogo de Playstation (com versão para PC) com esse mesmo nome. Deathtrap Dungeon é um jogo em que você precisa explorar a terrível masmorra criada pelo Barão Sukunvit, na cidade de Fang.
Mas as semelhanças acabam aí. Faz muito tempo que li e joguei o antigo Calabouço da Morte (e ainda lembro que era um dos mais difícies, pois envolvia combates seguidos com dois monstros poderosos), mas o clima do Desafio dos Campeões foi totalmente ignorado na versão digital. Se não me engano ninguém saia do calabouço, a menos que conseguisse atravessá-lo - mas logo na estória do jogo isso é ignorado, pois um personagem aparentemente sai pela porta da frente (e morre na porta da taverna). Além disso, o clima do calabouço digital não me lembra em nada o clima do livro-jogo; parece mais um Heretic ou Hexen (que eram jogos estilo Doom, em primeira pessoa, mas medievais), misturado com os primeiros Tomb Raider (a visão do jogador é a mesma do TR).
Para os saudosos fãs, é um joguinho interessante a nível de curiosidade, mas fraco mesmo pra época em que foi produzido (como disse, ele tem o visual dos antigos Tomb Raider). Ainda prefiro o livro-jogo.

Nenhum comentário: