quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cronograma da Jambô para 2010

Jogo rápido.
A Jambô disponibilizou em seu site seu cronograma de lançamentos para 2010. Não vou reproduzir a lista completa aqui, mas deixarei alguns comentários.

De longe a linha Tormenta é a mais favorecida, com cinco lançamentos previstos. Não poderia ser diferente; o Tormenta RPG foi o título mais comentado na segunda metade de 2009 (senão antes), e seu lançamento provocará tantas mudanças no cenário que outros títulos se fazem necessários. Além disso, muitos boatos sobre títulos diversos foram surgindo por parte dos autores, e esses títulos acabam de se confirmar (como o Manual das Raças e o Valkaria: Cidade Sob a Deusa, que já haviam sido comentados).

Em segundo lugar vem os livros-jogos Fighting Fantasy, também com cinco títulos anunciados (mas geralmente são livros menores do que os títulos de Tormenta). Quatro desses são conhecidos dos veteranos (A Cidade dos Landrões, A Cripta do Feiticeiro, A Floresta da Perdição e A Mansão do Inferno tiveram versões na antiga Marques Saraiva), mas uma (Criatura Selvagem) nunca teve versão nacional. Eu até gosto dos livros-jogos, mas para mim ainda são lançamentos menores. Devem estar fazendo um bom sucesso, dado o foco que a editora vem concentrando neles.

Mutantes & Malfeitores também esta relativamente bem servido, com três títulos. Bom, ao menos esta melhor do que Reinos de Ferro e 3D&T, que tem somente um título cada um. Particularmente ainda acho que é um erro não dar tanta atenção ao 3D&T, levando em conta a força que o sistema demonstra ter na internet. Também não concordo com a justificativa que já ouvi para a pausa que os lançamentos para esse sistema sofreu, mas acho que a editora sabe o que faz. A linha de literatura também esta fraca, com apenas um lançamento previsto; depois das novidades de 2009 esparava que houvesse mais foco nessa área.

Particularmente também acho arriscado a editora anunciar os lançamentos da Dragon Slayer, visto que isso não depende apenas deles, mas também da Escala (ou as coisas mudaram e eu não tô sabendo?). Enfim, de qualquer forma, como o cronograma é para todo o ano de 2010, acho que não deve haver risco de anunciar quatro títulos (afinal, se a revista não tiver quatro títulos em um ano, estaria correndo o risco de ir pro buraco - algo que eu acho bem improvável).

Não foi tão "jogo rápido" quanto eu achei que seria (conforme vou escrevendo, coisas novas surgem na cabeça, e quando vejo já é maior do que esperado -- porque isso não acontece quando estou escrevendo o projeto de Mestrado?). Mas aí estão as minhas considerações e opiniões do assunto. Mais informações no site da Jambô, no fórum da Jambô, e em outros bogs (como o .20, e a Cronfraria de Arton).

Nenhum comentário: