quarta-feira, 5 de maio de 2010

Iniciativa 3D&T Alpha: Mestre da Lâmina

Um pouco muito atrasado, mas aí esta a matéria sobre o tema Lâminas, da Iniciativa 3D&T Alpha. Decidi fazer uma adaptação de uma classe que eu gosto muito no jogo Warcraft III: o mestre da lâmina (blademaster). Em breve trago a matéria do tema atual (Divindades).

Mestre da Lâmina
- Requisitos: H2 ou mais, Furtividade (de Crime), e Invisibilidade e/ou Separação. Deve ter Força (Corte) como dano personalizado.
O típico guerreiro escolhe conhecer e treinar no uso de muitas armas, tornando-se assim mais versátil. Existem, contudo, aqueles que escolhem se especializar em um único tipo de arma, e esses lutadores geralmente extraem o máximo da arma que escolhem. É o caso do mestre da lâmina.
Um mestre da lâmina é um guerreiro treinado no uso de espadas. Ele geralmente escolhe espadas grandes, às vezes tão grandes quanto ele mesmo. Isso significa que o mestre da lâmina sempre deve personalizar seu dano de Força como Corte. Além disso, os mestres da lâmina geralmente carregam um estandarte que mostra sua posição nos exércitos em que lutam (eles frequentemente tem grande status).
Mas se enganam aqueles que pensam que o mestre da lâmina é um guerreiro furioso que apenas ataca de forma desenfreada como um bárbaro. Estes lutadores são especialistas em infiltração, assassinatos e em causar confusão no terreno inimigo. Usam suas habilidades para se infiltrar na base de seus adversários e causar danos internos, abrindo caminho para seus soldados.
Todos os poderes do mestre da lâmina exigem o uso de uma espada - ele não pode realizar nenhum de seus poderes se não tiver seu dano personalizado como Força (Corte). Um mestre da lâmina quase nunca ataca à distância (ele geralmente tem PdF0). Dificilmente aventureiros em início de carreira conseguem se tornar mestres da lâmina - essa é uma profissão que exige tempo e dedicação.
- Caminho dos Ventos. Para adquirir esse poder o mestre da lâmina deve ter Invisibilidade. O mestre da lâmina é capaz de se mesclar aos ventos, tornando-se invisível e movendo-se mais rapidamente. Sempre que estiver invisível o mestre da lâmina recebe um bônus de H+2 para determinar sua velocidade. Um mestre da lâmina pode fazer um ataque surpresa contra um alvo que seja incapaz de vê-lo devido à sua invisibilidade; quando faz isso, sua invisibilidade é cancelada, e ele volta a ficar visível no final do seu turno. Por outro lado, esse ataque surpresa permite ao mestre da lâmina "dorar" sua Força para determinar a FA durante o ataque (se obtiver um Acerto Crítico, a Força é triplicada). Note também que como se trata de um ataque surpresa, o alvo terá FD igual a Armadura. Perceba que o mestre da lâmina ainda precisa gastar 1 PM por turno para manter a invisibilidade ativada. Caminho dos Ventos não funciona contra alvos capazes de ver criaturas invisíveis, e não se acumular com nenhum poder, vantagem ou manobra, exceto Golpe Crítico (veja a seguir).
- Golpe Crítico. O mestre da lâmina com esse poder aumenta suas chances de obter um Acerto Crítico - ele dobra sua Força na FA caso obtenha 5 ou 6 durante a jogada de ataque.
- Imagem Espelhada. Para adquirir esse poder o mestre da lâmina deve ter Separação. O mestre da lâmina é capaz de usar uma versão modificada da vantagem Separação: ele gasta apenas 1 PM para cada cópia criada (até um número máximo de cópias igual à sua Resistência), e todas as cópias tem os mesmos valores de Características que o mestre da lâmina (sem nenhuma penalidade). Por outro lado, as cópias ilusórias não causam nenhum dano real, apenas atrapalham e confundem seus adversários (contudo, os alvos dos ataques não percebem isso, para eles parece que as cópias erram os ataques). Destruir uma cópia não tem nenhum efeito sobre as demais cópias nem sobre o mestre da lâmina (mas matar ou desacordar o mestre da lâmina apaga as cópias). Quando ativa a Imagem Espelhada o mestre da lâmina também cancela todos os efeitos mágicos conjurados sobre ele. Nos demais aspectos, funciona como a vantagem Separação.
- Tempestade de Lâminas. Esse é o poder definitivo do mestre da lâmina, e apenas pode ser aduqirido quando ele tiver H4 ou mais. O mestre da lâmina gira violentamente com sua espada, provocando um verdadeiro redemoinho destrutivo que acerta todos os adversários que estão ao seu redor - mas não afeta seus aliados! O mestre da lâmina deve gastar 2 PMs por turno para manter a Tempestade de Lâminas ativada, e enquanto ela esta ativa, ele pode atacar "todos" os inimigos que estejam a até 1m de distância com FA igual a F+H+1d. Não é possível aumentar esse dano com manobras ou vantagens; nem mesmo o poder Golpe Crítico funciona. Enquanto esta utilizando a Tempestade de Lâminas o mestre da lâmina fica imune a magias. O mestre da lâmina geralmente utiliza esse poder quando está cercado por muitos inimigos.

Outros Artigos da Iniciativa Sobre Lâminas
Rodapé do Horizonte - A Espada do Poder.
Paragons - Espada Espiritual.
Non Plus RPG - First Tsurugi.

Um comentário:

Odin disse...

Saudações, grande Observador

Eu, Odin, venho oferecer uma parceria entre vosso Castelo e os Salões de Valhalla (http://odin-valhallarpg.blogspot.com.

Grato, que bons ventos sempre vos acompanhem.