terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Iniciativa 3D&T Alpha: O Tomo de Tempus

O tema dessa quinzena da Iniciativa 3D&T Alpha é Livros. Então resolvi escrever sobre um item que já falei no artigo sobre a Ordem de Chronos: o Tomo de Tempus.

O Tomo de Tempus
Criado em tempos imemoriais, o Tomo de Tempus é um artefato sagrado de extremo poder. Algumas lendas dizem que ele teria sido criado por Tempus, Senhor do Tempo e do Destino. Outros afirmam, veementemente, que o Tomo em si é um item consciente, e seria ele o verdadeiro Senhor do Tempo e do Destino.
Os primeiros relatos sobre o Tomo de Tempus têm pelo menos 500 anos, e foram encontrados nas ruínas de um curioso laboratório. Equipado com materiais nunca vistos antes, o laboratório inteiro parecia dedicado a estudar o Tomo, seu funcionamento e paradeiro. Uma vez que os próprios relatos eram confusos e, algumas vezes, contraditórios, muitas lendas passaram a rondar o item.
Conta-se que o Tomo de Tempus contêm registro do passado, presente e futuro de cada ser vivo no planeta. E não é tudo: algumas correntes de pesquisa acreditam que o Tomo pode ser "modificado", de modo a alterar a própria existência! Dessa forma, aquele que o tiver em mãos será capaz de controlar o destino de cada ser vivo no Universo. Uma outra corrente de pensamento afirma exatamente o contrário, de que o Tomo é imutável, e ler suas páginas pode trazer imensa desgraça ao leitor.

Leitura do Tomo
Ler o Tomo de Tempus não é uma tarefa fácil. Além do fato de ele ser escrito em um idioma antigo, ele possui uma linguagem altamente técnica, confusa, e algumas vezes contraditória. A verdade é que ter conhecimento sobre o futuro também abre margem para que ele seja alterado. Se você souber que irá morrer ao enfrentar o dragão, então não irá enfrentá-lo. Mas se não o enfrentou, como saber que você realmente iria morrer? Como o livro poderia saber que você morreria, se o combate não ocorreu? Justamente por isso as informações que constam no Tomo podem ser interpretadas de muitas maneiras, pois ele leva em consideração o fato de que o leitor esta recebendo a chance de alterar o destino!
Ler o Tomo exige a perícia Idiomas. Além disso, ler sobre um determinado assunto exige pelo menos uma hora e sucesso em um teste de Habilidade (que deve ser feito em segredo, pelo Mestre). Caso o teste seja bem-sucedido, o personagem estará ciente sobre o passado, presente e futuro a respeito desse assunto - seja uma criatura ou não. Em regras, ele é considerado sob efeito da magia Visão Através do Tempo (veja o artigo Viagens no Tempo), conjurada com 5 PMs para cada hora que permaneceu estudando o livro (a magia tem duração suficiente para ver o evento completo em poucos instantes, mas o personagem não tem controle sobre essa duração). Além disso, o personagem recebe um bônus de +3 em qualquer teste que envolva a situação ou evento que ele previu (o bônus permanece por um ano para cada hora que o Tomo foi lido).
Contudo, caso o personagem falhe no teste de Habilidade durante a leitura, as conseqüências podem ser desastrosas. Quando isso acontece, significa que o personagem interpretou a informação do Tomo de maneira errada, e acredita em uma coisa que não é verdade. O personagem também é considerado sob efeito de uma visão no tempo, mas a visão esta errada - ela mostra algo que não irá acontecer. Como efeito, o personagem sofre uma penalidade de -2 em qualquer teste que envolva a situação ou evento que tentou prever (da mesma forma, a penalidade permanece durante um ano para cada hora de análise do Tomo).

A Teoria das Multi-Dimensões
Alguns magos de Chronos, que estudam o Tomo de Tempus em sua ordem, acreditam na existência de incontáveis Dimensões, acreditam que o mundo e o destino não são formados apenas por uma linha, mas por várias linhas ramificadas. Assim, quando existe a possibilidade de mais de um evento ocorrer, a linha se ramifica e cada uma resulta em uma Dimensão onde aquele evento ocorreu. Por exemplo, vamos considerar que para um aventureiro qualquer existam duas possibilidades, a de que ele vença seu adversário e siga em frente, e a de que ele morra. Na verdade existem duas Dimensões diferentes, uma em que o aventureiro morreu, e outra em que ele sobreviveu, e cada Dimensão segue seu rumo dessa forma. Os magos de Chronos chamam essa teoria de Teoria das Multi-Dimensões, e ainda se perguntam se seria possível viajar entre as Dimensões.
Aparentemente o Tomo de Tempus contém informações sobre todas as Dimensões do Universo. Assim, quando ele é bem interpretado, significa que as previsões que o leitor teve são as da sua própria dimensão. Contudo, quando ele é mal interpretado, significa que o leitor interpretou os eventos de uma outra Dimensão. Por isso ele ainda tem uma Visão Através do Tempo - a diferença é que a visão não pertence à Dimensão que ele está seguindo, e por isso não irá realmente acontecer (ou não aconteceu, no caso do passado).

Modificando o Tomo
Muitos acreditam que seriam capazes de alterar o Tomo de Tempus para assim mudar o destino. Contudo, isso é impossível. O destino, se realmente existe, é imutável, e nenhuma força no Universo poderá alterá-lo.
A Teoria das Multi-Dimensões, contudo, abre margem para uma interpretação da inexistência do destino. Segundo alguns defensores dessa Teoria, existem inúmeros destinos, cada um seguindo um caminho na ramificação do tempo, e cada um terminará em uma Dimensão. Por isso o destino não esta escrito, ele vai depender das decisões que forem tomadas nos pontos de ramificação.
Assim, embora o Tomo de Tempus não possa ser alterado, ele permite conhecer as várias ramificações do destino, concedendo ao leitor o conhecimento sobre todos os possíveis destinos de um ser vivo. Tendo isso em mente, o leitor será capaz de manipular pessoas e eventos para que alguma coisa venha a acontecer - e isso, de certa forma, é o mesmo que dominar a existência!

Paradeiro do Tomo
Alguns leigos afirmam que o Tomo de Tempus esta em posse da Ordem de Chronos, escondido em suas bibliotecas mais profundas e mais bem guardadas. Contudo, também é verdade que a ambição de muitos magos de Chronos é justamente encontrar o Tomo.
Alguns registros históricos dizem que o Tomo está "além da existência". Por muito tempo ninguém compreendeu o que isso poderia significa, até que a Ordem de Chronos teve conhecimento dos guardiões do tempo - e descobriram a existência da Zona Atemporal, um lugar onde o tempo simplesmente não existe. A partir disso, muitos começaram a sugerir que talvez o Tomo esteja escondido em algum lugar na Zona Atemporal, guardado e protegido pelos guardiões do tempo.
Há também aqueles que afirmam que o Tomo esta em constante movimento através do tempo - ele existe e deixa de existir em um período do tempo a todo instante, o que torna ainda mais difícil localizá-lo. Muitos cientistas têm realizado cálculos e mais cálculos tentando prever onde será a próxima aparição do Tomo, para então apanhá-lo.

Nenhum comentário: